terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE
Para se tornar um bom joalheiro, além dos conhecimentos técnicos de confecção existe um fator que aumenta em muito as chances de sucesso profissional, a criatividade. Sem ela você se torna apenas mais um dentre muitos outros.

Pra mim, em se tratando de jóias, resumo criatividade como a capacidade de transformar o intangivel em tangivel, o sonho em realidade.

A inspiração pode vir de qualquer coisa: um utensílio, uma paisagem, um céu estrelado, uma textura ou mesmo um sabor, ou seja, tudo pode ser transformado em Jóias. Mas, é a criatividade individual que possibilita a interpretação dessas informações e transformá-las em uma jóia.

Wanderley Suguino


CRIATIVIDADE - COMO DESENVOLVER UMA IDÉIA

Fonte: Universidade de Campina Grande

(texto adaptado)
Todos nós somos (MUIIITO!!!) mais criativos do que acreditamos ser; o fato é que grande parte das pessoas não sabe ou não assume isso e, dessa forma, passa pela vida sem sequer ter ciência do seu potencial e de, também, ser encorajado a despertar e desenvolve-lo.

Todas as pessoas são criativas em diferentes níveis; o que difere é que algumas pessoas agem segundo suas idéias e outras, simplesmente, as ignoram (até por medo de serem vistos como loucos, inconseqüentes, “viajados”!!!). Esse é o principal propósito de se treinar a criatividade: desenvolver a habilidade de se gerar e implementar novas idéias!
A criatividade também é uma aptidão, contudo, qualquer um pode ser criativo se assim o quiser. Como as outras aptidões, a criatividade pode ser desenvolvida, lapidada.

Muitas vezes as pessoas se intitulam “não criativas” por se basearem em uma ou outra aptidão (ou talento) que não possuem, por exemplo, não “saber” desenhar; isso não significa que não possa ser criativo, tão ou mais até, de fosse um exímio desenhista.
A criatividade é uma habilidade humana básica e cada um de nós pode ser criativo (ou mais criativo) se reconhecermos nossos talentos únicos e os desenvolvermos.

Mas aí vem a questão: como, então, reconhecer, desenvolver e aumentar a minha criatividade? O primeiro passo é entender e aceitar o fato de que você é, realmente, uma pessoa criativa e que você é capaz de ser ainda mais criativo!
Segundo, para se tornar mais criativo, você deve alimentar e aprender a escutar sua “voz” interior, sua intuição. Quando estiver, por exemplo, envolvido com uma atividade que requeira uma solução criativa, esteja aberto a uma grande variedade de soluções possíveis, sem limitações advindas de sua própria personalidade, ou de suas crenças, ou de sua cultura social.

Outra coisa, não tenha medo de falhar! Mesmo um resultado ruim, à primeira vista, pode conduzir a uma nova idéia ou nova possibilidade no futuro.
Outra dica boa é sempre ter um papel ao alcance para registrar as idéias à medida em que elas ocorram.

Aprenda também a reconhecer, por si só, as suas habilidades... só assim você terá algum senso daquelas áreas que – num dado problema – exigirão mais energia e dedicação na sua resolução.
Outra coisa: nem toda solução é possível de ser implementada! Esteja sempre ciente que, em vários momentos, será necessário “descartar” aquilo que parecia se uma boa idéia ou solução, especialmente devido às limitações do problema ou projeto; guarde-as para um outro projeto ou um outro trabalho.


Definição:

-Criatividade
Todo ser Humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas esteja de certa forma ligadas a seus talentos.

-Inspiração
também se refere a um estado inconsciente de elevada criatividade que o indivíduo sofre ao desenvolver alguma ação criativa, como escrever uma musica, livro, ou outras atividade artísticas.

Fonte: Universidade de Campina Grande
(texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário