terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

INTRODUCAO

Eternamente em CONSTRUÇÃO!
A medida que os textos forem finalizados irão sendo disponibilizados. Obrigado.


Este guia tem por finalidade servir como fonte de estudo e pesquisa para alunos do Atelier Origin e também para todas as pessoas interessadas em aumentar seus conhecimentos.

A divulgação aberta destas informações é minha forma de contribuir para a democratização da joalheria, abrindo espaço e facilitando o caminho para todos que queiram descobrir do que é feita esta nobre arte. Já os projetos do curso de joalheria só poderão ser acessados pelos alunos que estiverem matriculados!Na internet, apesar de ser uma excelente fonte de pesquisa, percebe-se a existência de um excesso de informações cruzadas que só tendem a complicar o aprendizado. Por este motivo nosso conteúdo só aborda assuntos básicos e foi organizado de maneira simplificada, visando facilitar a compreensão das principais técnicas e procedimentos joalheiros.


Alguns textos foram adaptados ou copiados de outras fontes e sites, e por isto possuem a identificação da sua origem e/ou autor. Outros foram enviados por amigos e colaboradores e podem ter sua autoria desconhecida, mas caso algum leitor conheça sua verdadeira origem, agradecerei pela informação.

Certamente, para joalheiros mais habilidosos a maioria destas informações são totalmente irrelevantes, mas acredito que será de grande ajuda para quem está iniciando seu aprendizado no mundo da Joalheria. À partir destas informações cada um, através de suas experimentações, pesquisas e persistência irá descobrindo suas próprias técnicas.

Costumo dizer que quando se trata de joalheria, nínguém é o dono da verdade absoluta, pois se pegarmos 10 ourives experientes e dermos a cada um deles um mesmo projeto de uma jóia, cada um irá confeccioná-la de uma maneira diferente, mas no final teremos 10 jóias iguais, ou seja, cada profissional pode trabalhar da maneira que mais lhe agrade desde que não interfira no resultado final.

Bons estudos.

Wanderley Suguino
(Origin- Atelier e Escola de Joalheria)





.

Um comentário: