terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LIGAS E SOLDAS


LIGAS METÁLICAS E SOLDAS PARA JOALHERIA(Wanderley Suguino)

Definição

As Ligas são materiais que contêm dois ou mais metais em sua composição, obtidos através da fusão de suas propriedades, formando um novo metal.


Os metais preciosos mais utilizados na joalheria são o ouro (au), a prata (ag) e a platina (pt), que por serem muito maleáveis em sua forma pura, são freqüentemente ligados a outros metais (LIGAS), que lhe conferem características como dureza, resistência, fluidez e cores diversas.


CLASSIFICAÇÃO

A quantidade de ouro contida numa liga é determinada de duas maneiras: em quilate (karat), simbolizado pela letra K e em milésimos. Cuja classificação máxima é ouro 24K e ouro 1000, respectivamente.
A classificação em milésimos é a mais prática e precisa, pois divide a liga em mil partes. Nas barras de ouro puro é comum ver carimbado em sua superfície além do nome da empresa que fundiu o metal, o número 999,9 e não 1000, isso se deve ao fato de que até mesmo uma partícula de poeira é considerado um contaminante. Na ourivesaria o ouro puro também é chamado de ouro fino ou ouro mil.

OURO 18K É MELHOR QUE O 750?


Ao contrário do que muita gente pensa o ouro 18k e o 750, possuem a mesma quantidade de ouro puro em suas ligas. Pois 18k corresponde a 75% de 24K, assim como, 750 corresponde a 75% de 1000.
(No Brasil, a liga com teor de ouro abaixo de 75 % é chamada de ouro baixo). Já no caso da prata e da platina, a classificação é feita apenas em milésimos. Por exemplo: platina 900, prata 925, etc.





CALCULANDO A QUANTIDADE DE LIGA PARA A PRATA:
Para fazer prata 950: pesa-se a prata pura, multiplica-se por 50 e divide-se por 950.


Exemplo: 100x50 = 5.000:950 = 5.26 (onde 100 é a quantidade de prata 1000 e 5,25 é a quantidade de liga necessária). Para prata 925: 100x75 = 7.500:925 = 8.10gr de liga

CALCULANDO A QUANTIDADE DE LIGA PARA O OURO 18k:
Para ouro 750: deve-se pesar o ouro puro, multiplica-se por 33,3 e divide por 100.

Exemplo:

20x33,3¸100= 6,66 (onde 20 é a quantidade de ouro puro 33,3 é o fator multiplicador e 6,66 é a quantidade de liga a ser adicionada.


As soldas


As soldas são ligas metálicas com ponto de fusão mais baixo que o metal que se quer soldar. Sua função é unir partes das jóias de forma definitiva. Cada solda possui tipos e quantidades de ligas variadas, que combinadas, lhe conferem características particulares como: maior ou menor ponto de fusão, resistência e cor.


A solda é a essência da ourivesaria, pois é impossível que alguém se torne um bom ourives sem antes dominar o maçarico.
As manchas das soldas estão diretamente relacionadas ao tipo e as quantidades das ligas utilizadas, portanto pode-se resolver o problema reduzindo-se ao máximo a quantidade de ligas. Os ourives mais perfeccionistas possuem pelo menos três tipos de solda (baixa, média e alta fusão), para cada coloração de jóia. Particularmente, gosto de testar várias combinações de ligas e, depois de muitas experiências, cheguei a conclusão que é perfeitamente possível realizar soldagens sem aumentar muito a porcentagem de ligas, mas para isto é preciso controlar a temperatura da chama do maçarico com mais cuidado para evitar deformar ou derreter a peça. Cada ourives possui suas próprias fórmulas descobertas de forma experimental ao longo dos tempos. Para efeito de aprendizado pode-se utilizar apenas um tipo de solda (médio ou baixo ponto de fusão). À medida que se vai dominando as técnicas de solda, no decorrer do curso, os alunos irão aprendendo outras soldas para trabalhos mais sofisticados.

SOLDA PARA PRATA

Como fazer:


Ex.: Pese um grama de prata 1000 e acrescente 2,5 décimos de latão para solda forte, 3 décimos para solda média e 3,5 décimos para solda fraca, faça a fundição e lamine com 0.25mm e lixe com lixa 1000 até eliminar toda impureza e oxidações superficiais.
Dica: Liga de latão é a mistura de zinco com cobre.


Solda para ouro
Como fazer:

Ex.: Pese um grama de ouro 18k e acrescente 2 décimos de solda de prata média, faça a fundição e lamine com 0.25mm e lixe com lixa 1000 até eliminar toda impureza e oxidações superficiais.

Modo de fundir as ligas de solda


Em um cadinho, coloque os metais na seguinte ordem:

-Primeiro as ligas, depois acrescente o ouro e/ou prata por cima, após o derretimento misture bem.

-Despeje na rilheira, espere esfriar e coloque para branquear.
-Lamine até a medida de 0.25mm.

-Lixe ou escove até que brilhe.


(dica) No caso da fusão de pequenas quantidades, pode-se colocar tudo junto, mas tomando-se o cuidado de aquecer os metais com menor ponto de fusão e/ou menor quantidade por último.
Wanderley Suguino.

8 comentários:

  1. maravilha tirou toda a minha duvida valeu mesmo

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as postagens e orientações do seu blog, é util para nós.
    Obrigado.

    Atelier Jefferson Betini.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo incentivo e por me acompanhar, pois é bom saber que tem mais pessoas que se interessam pelo assunto. Gostaria de postar com maior assiduidade, mas infelizmente meu tempo é curto e pra piorar na última formatação que fiz no ano passado o técnico acidentalmente deletou uma pasta que continha vários gráficos e textos técnicos que estava preparando e pretendia disponibilizar mas que ainda faltava revisar. Perdí mais de 1 ano de trabalho, mas não desistí e estou refazendo tudo novamente.

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE, TINHA RAZÃO QUANDO DISSE QUE O CALOR DA PEÇA É QUE FAZ FUNDIR A SOLDA, ANTES NO COMEÇO JOGAVA O FOGO DIRETO NA SOLDA, MAS PARECE QUE É BEM MELHOR DEIXAR A SOLDA FUNDIR, COM O CALOR.
    PESSOAL ESTOU COM UM BLOG WWW.ATELIER-JEFFERSONBETINI@HOTMAIL.COM, DEIXEI MAIS UMA PEÇA, MAS ME PERDOEM A QUALIDADE DA FOTO, É DE CELULAR E DE 2 MEGA PIXELS SOMENTE. SE ALGUEM PUDER DEIXAR-ME UMA SUGESTÃO DE COMO MELHORAR AS FOTOS EU FICO AGRADECIDO.
    GRATO.

    JEFFERSON BETINI.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog. Pena não poder postar com mais assiduidade seus conhecimentos. De todo modo, agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Belas dicas! Eu fazia as soldas com a prata ja ligada, e nao entendia o motivo pelo qual minhas peças ficavam com a marca amarela da solda. Agora entendo que devo fazer a solda com prata mil hehehehe. Muito obrigado pelas informações! Vivendo e aprendendo! =D

    ResponderExcluir