terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

What is DESIGN?

Apesar de ser um termo relativamente novo, hoje em dia, ouve-se falar muito na palavra DESIGN, parece que virou uma febre, pois todo mundo quer ser DESIGNER de alguma coisa! É um tipo de Status profissional. Por este motivo resolví procurar sua definição correta no pai dos burros (Google), e confirmei o que já desconfiava, não existe definição exata pois é algo subjetivo, pode vir da extravagância ou da simplicidade, do excesso ou de um pequeno detalhe. É praticamente uma sensação, que de tão sutil, muitas vezes não conseguimos perceber num primeiro momento, mas está lá e normalmente é o que interfere na nossa escolha durante uma compra. Pode ser visual (cores, tamanhos e formatos) ou tátil (conforto, texturas). Mas nas definições mais interessantes que encontrei existe um concenso, trata-se de algo ligado ao talento criativo. O Designer, seja lá de que área for, é o profissional especializado e cuja criatividade e talento estão acima da média.

Não me importo com títulos, mas em determinados momentos gosto de fazer algumas experiências com as pessoas e, às vezes, me apresento como ourives, em outras ocasiões como joalheiro e também como Designer de Jóias. Chega a ser engraçado a reação das pessoas, independentemente de sua posição social e financeira, elas não conseguem controlar suas reações. Quando digo que sou Ourives, percebo uma certa indiferença e descaso, ao me apresentar como Joalheiro sinto um ar de respeito e como Designer de Jóias, a resposta é sempre do tipo: Nossa, você desenha jóias? Que legal!

Então é isto, se quer crescer, não negligencie o Design e se quer ser respeitado e admirado, nunca use o termo ourives ao se apresentar, pois parece que anda meio em baixa, hehehe.

Wanderley Suguino


Nenhum comentário:

Postar um comentário