terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A OFICINA IDEAL

Depois que terminei a montagem do meu atelier, uma coisa que percebi foi que as pessoas sempre ficam surpresas e elogiam o ambiente e a estrutura da loja. Este tipo de reação confirma o que já havia percebido no Brasil ha muito tempo, aqui oficina de joias é sinônimo de ambiente mal iluminado, desorganização e com sujeira pra todo lado. E em geral sua localização normalmente fica nos fundos das lojas ou dentro de salas que precisam de uma boa reforma, bem longe dos olhos dos clientes e do glamour e sofisticação das joias expostas nas vitrines.

Já visitei várias oficinas e normalmente a vontade que tenho quando chego, é de dar meia volta e ir embora, pois o ambiente apertado e bagunçado combinado com uma iluminação precária passa uma sensação ruim de desconforto.


Mas, quem disse que precisa ser assim? Por que não pode ser um local bem iluminado, arejado e confortável? Afinal é onde o profissional passa longas horas seguidas fazendo o que gosta.
Passou da hora de mudarmos, afinal se um profissional quer ter seu trabalho valorizado não pode passar uma imagem de decadência e precariedade.


Muitos dirão que é mais fácil falar que fazer, afinal não é preciso ser um gênio para saber que coisas boas custam caro e dinheiro não dá em árvores. Então o que fazer? A resposta também é óbvia, faça apenas o que estiver ao seu alcance! Gasta-se muito pouco para organizar e manter limpo um cômodo. E mantenha as coisas nos lugares certos para facilitar encontrar quando precisar. É só criar o hábito que as coisas vão acontecendo automaticamente.
Resumindo, falta de dinheiro não é desculpa para desleixo. Outra justificativa tradicional é falta de tempo, mas isto também é mito, afinal perde-se muito mais tempo procurando uma ferramenta que não se sabe onde está, que mantendo-a no lugar correto.




Dicas de montagem:

-Área mínima em torno de 5 metros;
-Ambiente bem arejado com sistema de exaustão;
-Se possível a banca deve ser instalada próximo a uma janela para também receber iluminação natural e dê preferência as lâmpadas eletrônicas brancas;
-Uma pia com torneira e se possível um banheiro;
-Gavetas, prateleiras e armários em um atelier nunca são demais, lembre-se que quanto mais o tempo passa mais coisas você irá adquirindo ferramentas, produtos, arames, chapas, etc.;
-Providencie uma bancada para ferramentas e equipamentos mais pesados e também um painel para ferramentas de uso eventual;
-Organize a oficina dividindo suas coisas em 3 categorias:


1- uso constante - arco de serra, maçarico, alicates, tesouras,etc.
2- uso eventual - normalmente as coisas que ficam na bancada como tribules, fieiras, dados, laminador, politriz, etc.
3- uso raro - produtos químicos, fundição, esmeril, etc.

A área principal e de acesso mais fácil, será a banca de ourives, quanto mais utilizadas as ferramentas mais próximas devem ficar dela.
Wanderley Suguino







Um comentário:

  1. ótimas dicas! estou totalemnte de acordo contigo. justamente agora estava organizando minha oficina e como é bom ver tudo nos seus lugares, limpo e organizado...da muito mais gosto de trabalhar! rende mais e para quem ve é outra coisa;)
    grande abraço e parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir